A diminuição da exposição à luz solar provoca um desequilíbrio nos níveis de neurotransmissores, hormonas e vitaminas responsáveis pela regulação do sono e do humor, levando algumas pessoas a sentir uma melancolia, ou até mesmo sintomas de depressão sazonal, como insónias, alterações de apetite, ansiedade e falta de energia.
Reunimos alguns rituais que o podem ajudar a manter a boa disposição e energia, durante os meses mais frios.
Nutrientes Essenciais
Em primeiro lugar, cuide da sua alimentação.
Inclua na sua dieta alimentos ricos em Vitamina D (salmão, atum e outros peixes gordos), Magnésio (nozes, amendoins, espinafres, nabo, batata, banana), Ómega-3 (sardinha, cavala, alho francês, sementes de linhaça e de chia) e Vitaminas do Complexo B, que estão presentes nos ovos, aveia, ervilhas, entre outros alimentos.
Uma maior ingestão de vitaminas do complexo B e vitamina D ajuda a minimizar os sintomas de depressão sazonal e os ómegas auxiliam no desempenho cognitivo e no humor.
O recurso a suplementos alimentares, não deve substituir uma dieta equilibrada e variada, mas pode ajudar a otimizar a ingestão de nutrientes essenciais para melhorar a sua saúde e bem-estar.
A Importância da Luz Natural
A redução da exposição à luz solar no outono pode impactar negativamente a saúde mental. A luz solar é fundamental para a produção de vitamina D e a falta dela pode aumentar em até 75% o risco de depressão. Sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia, especialmente de manhã, de maneira a regular o seu ritmo circadiano, produção de melatonina e vitamina D.
Abra as cortinas, caminhe ao ar livre e procure trabalhar ou estudar em locais bem iluminados. Sabemos que nestes dias o sol nem sempre brilha ou que pode ser difícil estar ao ar livre nas horas em que isso acontece, por isso, nesta altura, a suplementação pode ser um ótimo aliado para restabelecer os níveis de vitamina D.
Aromaterapia e Óleos Essenciais
Com a aromaterapia, a utilização de óleos essenciais extraídos de plantas, pode ajudar a melhorar o bem-estar físico e emocional.
Óleos essenciais como o de lavanda, camomila ou laranja podem induzir o relaxamento e reduzir a ansiedade. Pode utilizar em banhos aromáticos, massagens e inalação, através de difusores e purificadores de ar.
Nunca deve aplicar o óleo essencial puro na pele, e por isso, antes da massagem faça uma diluição num óleo vegetal (amêndoas doces, coco, entre outros).
Técnicas de Meditação e Relaxamento
A prática regular de meditação, mindfulness e técnicas de relaxamento, como respiração profunda, podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, melhorando o humor e a energia. Meditar entre 10 e 15 minutos por dia pode fazer toda diferença.
Prática de Exercícios Físicos
Por fim, mas não menos importante, a atividade física regular é uma das melhores formas de melhorar o humor. Mesmo exercícios leves, como caminhadas, podem trazer benefícios significativos para o seu dia-a-dia.
O outono não precisa ser sinónimo de tristeza.
Estas pequenas mudanças na sua rotina podem fazer toda a diferença e ajudá-lo a manter a vitalidade.
Estamos disponíveis para o que precisar, quando precisar! 24h por dia, 365 dias por ano!